segunda-feira, 16 de julho de 2012

II Simpósio de Pós-Graduação do SALT-BA



    Entre os dias 6-8 de julho de 2012 aconteceu o II Simpósio de Pós-Graduação do SALT-BA. O evento foi promovido pela coordenação da Pós-Graduação em Teologia, sob a supervisão do Pr. Jônatas Leal. Os trabalhos se iniciaram na sexta-feira, dia 06, com a palestra do Pr. Marcos Bonfim, líder do ministério da família na DSA, “Estrutura Temporal da Família Ministerial”, ressaltando como as rotinas da família são importantes para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis entre seus membros.
    No dia seguinte, sábado, dia 07 de julho, a primeira apresentação do dia foi “Os 7 Maiores Paradigmas das Relações Familiares”, cujo o orador foi o Pastor e psicólogo Graciliano Martins, discutindo alguns axiomas das relações familiares que não se provam verdadeiros na prática e como abordar estas questões de uma maneira mais madura e melhor orientada. Em seguida, o Pr. Adenilton Tavares dirigiu o estudo da Lição da Escola Sabatina. No fim da manhã, o Pr. Bomfim pregou o sermão intitulado “O Maior Sermão sobre Relacionamentos”, baseado no capítulo 5 do evangelho de Mateus.
    À tarde, o Pr. Luiz Carlos Gondim apresentou os resultados de sua dissertação de mestrado na palestra “Sexualidade e Relacionamento em Casais Adventistas”, ressaltando a importância do assunto para o entendimento dos relações nas quais o pastor precisa orientar e intervir. Depois, a psicóloga Marli Olina, em sua palestra “O Pastor Cuidando de Sua Própria Família”, falou sobre os cuidados que os pastores devem ter com suas próprias famílias para estarem aptos a tratar das questões das famílias sob seus cuidados.
    No dia seguinte, 08 de julho, domingo, os trabalhos reiniciaram-se ainda com Marli Olina na apresentação “O Pastor Cuidando de Outras Famílias”, cujo tema era a identificação de comportamentos e problemas comuns na prática pastoral e como ajudar as famílias que passam por tais crises. Por fim, o Pastor e psicólogo Merlinton Oliveira encerrou o ciclo de palestras com a apresentação “Eu, Eu Mesmo, e os Outros que Estão em Mim”, tratando das influências transgeracionais, como identifica-las e como lidar com elas dentro da família pastoral e em outras famílias.
    O encerramento foi feito pelo Pr. Jolivê Chaves, diretor do Seminário Adventista Latino-americano de Teologia, sede Bahia. “Creio que este simpósio foi um marco no crescimento da prática ministerial, mas também uma contribuição significativa para a família ministerial”, comentou. O II Simpósio de Pós-Graduação é um programa de enriquecimento do programa de Pós-Graduação em Teologia do SALT. Ano passado, a temática foi voltada para a linha de Interpretação e Ensino da Bíblia. Neste ano, a atenção foi voltada para os estudantes da linha de pesquisa em Aconselhamento Pastoral. “Ano que vem, nossa temática será Missão, contemplando os alunos da nossa terceira linha de pesquisa”, anunciou o Pr. Jônatas Leal.

Correspondente: Pr. Clacir Virmes Junior

Fotos: 

 
Da direita para a esquerda: Pr. Jolivê Chaves, Pr Marcos Bonfim e Pr. Jonatas Leal

 
Pr. Marcos Bonfim em um de seus sermões

 
Presenças ilustres como Felipe Garibaldi, Glauce Cunha e Marla Ludtke 

 
Dra. Marli Olina de Souza

 
Na esquerda Pr. Jolivê Chaves, na direita Pr. Jonatas Leal e ao centro Dra. Marli Olina


Da direita para a esquerda: Pr. Graciliano Martins, Pr. Jonatas Leal e Pr. Merlinton Pastor